Forma Contemporânea de Divulgação do Espiritismo

05/12/2018

 

Forma Contemporânea de Divulgação do Espiritismo

 

É possível tratar de espiritismo com humor, em poucos minutos, sem desviar-se da profundidade que o tema exige? Essa é a proposta do Canal Amigos da Luz que está a disposição do público através do Youtube, que desde 2015 posta toda sexta-feira pequenos esquetes cômicos baseados na Doutrina Espírita. Os vídeos, por estarem embasados em tópicos da Codificação, atualmente estão sendo aproveitados como ilustrações em palestras, grupos de estudo sistematizado, reuniões de mocidade, e até mesmo no culto no lar.

Um assunto de causar arrepios em quem não conhece. Morte, espíritos, reencarnação e outros temas são tratados nas montagens da Cia. Amigos da Luz, do Rio de Janeiro, com muito bom humor. O grupo nasceu em 2007 já com a proposta de abordar questões do espiritismo através do bom humor e viaja pelo Pais com o espetáculo Morrendo e Aprendendo.

O que começou como um desejo dos integrantes da companhia carioca de falar sobre a doutrina espírita de forma engraçada, mas que atingia um público restrito, ganhou destaque nacional. É que, há cerca de dois anos, o grupo passou a postar esquetes no Youtube. “Foi em 2015, com o lançamento dos vídeos de humor e espiritismo no nosso canal do Youtube, que se espalharam por milhares de telinhas de computadores e celulares, que a Cia. Amigos da Luz atravessou fronteiras geográficas e do preconceito.

O primeiro vídeo postado foi O que é Deus?, em julho de 2015, e a aceitação foi tamanha que em um ano o canal da companhia já tinha mais de 100 mil inscritos. Com isso, o grupo, que atuava mais no Rio de Janeiro, foi projetado e passou a apresentar suas peças em todo o País. 

Um dos pontos fortes desse trabalho é que a linguagem é simples, qualquer um entende ainda que não conheça os pilares do espiritismo. Apesar de ter conquistado adultos, o grande público do Youtube é o de jovens, que gostam de agilidade. Os internautas podem perceber que tratam o espiritismo de forma simples, totalmente acessível e ágil.

Todas as semanas o grupo divulga uma nova esquete e às terças-feiras, às 20h, participa de um bate-papo ao vivo sobre o espiritismo no Youtube. Quanto ao fato de os vídeos fazerem sucesso entre público de diferentes religiões, os autores dizem que isso se dá por eles tratarem de temas que são inerentes ao ser humano. “São questões que independem de religião, elas sempre povoam a nossa mente. O que acontece depois da morte? Todos têm curiosidade. Outras abordagens também envolvem o cotidiano de todos, como o egoísmo, o perdão, o que de fato é importante vivenciar na Terra”, comenta.

Fonte: Diário da Região (São José do Rio Preto)

Você poderá conhecer o trabalho do Grupo em:

https://www.youtube.com/c/amigosdaluz

https://www.facebook.com/amigosdaluz